sábado, 14 de agosto de 2010

noticia


A voz da Serra Online

Busca no Acervo

A Voz da Serra Digital

Leia AVS DigitalAssine A Voz da Serra

Colunas

Luau TVCríticas? Sugestões? Mande a sua mensagem

Enquete

Charge

Publicado em 18/01/2010

Casos de maus-tratos a animais continuam ocorrendo na cidade

Alterar o
tamanho da letra

O ano de 2010 mal começou, mas já registra ocorrências de um problema comum na cidade: casos de maus-tratos a animais. Apesar do grande número de pessoas e entidades em Nova Friburgo que lutam pelo bem-estar destes seres, inclusive tendo sido criada recentemente pela Prefeitura a Coordenadoria do Bem-Estar Animal, que vem acolhendo animais abandonados, oferecendo-lhes tratamento digno, com boa alimentação e assistência veterinária, as ocorrências de agressão e abandono de cães, gatos e cavalos ainda são frequentes em diversos pontos do município, conforme denúncias que chegam à redação de A VOZ DA SERRA através de cartas, telefonemas e e-mails.
Uma das reclamações enviadas esta semana ao jornal foi sobre a violência sofrida por uma cadela no Loteamento Maringá, em Riograndina. O animal foi agredido a foice apenas por ter se desprendido da coleira e invadido o quintal da casa vizinha. “A cachorrinha simplesmente correu atrás de alguns pintinhos e recebeu uma foiçada, que cortou seu lombo. Foi preciso levá-la ao veterinário para dar ponto”, disse uma moradora, que testemunhou o fato e ligou indignada para a redação.
Assim como a moradora, que preferiu não se identificar, a dona do animal também ficou revoltada com a agressão, ocorrida na tarde do último sábado, 5. Prova disso é que o caso foi registrado na 151ª Delegacia de Polícia na noite do mesmo dia e encaminhado no início da semana ao Juizado Especial Criminal. “Espero que isso sirva para chamar a atenção das pessoas e contribuir para reduzir os casos de maus-tratos a animais que ainda ocorrem pela cidade”, concluiu a moradora.

Declaração dos Direitos dos Animais trouxe avanços na legislação mundial
Em 1978 a humanidade deu um passo importante no tocante à proteção animal e foi proclamada, em assembleia da Unesco, a Declaração Universal dos Direitos dos Animais. Quase todos os países do mundo, inclusive o Brasil, assinaram o documento, que propõe que o respeito aos animais não seja mais ignorado.
Com a declaração foi instituído mundialmente que os animais possuem direitos. A partir de então, cada nação signatária passou a ter subsídio para elaborar legislações que os defendessem. Sendo assim, apesar de não ter força de lei, a Declaração Universal dos Direitos dos Animais levantou a questão e abriu caminho para a melhoria da condição animal.
No Brasil, a proteção aos animais está prevista no artigo 225 da Constituição Federal. Além disso, há uma gama de legislações em escala federal, estadual e municipal criadas com este objetivo, sendo muitas delas destinadas à proibição de maus-tratos.
Apesar desses avanços é preciso que haja um reconhecimento dos animais como seres capazes de experimentar medo e alegria, além de sentir dor. Atualmente, segundo dados de Ongs como a WSPA, cerca de um bilhão de cachorros e gatos estão nas ruas, sofrendo zoonoses e maus-tratos.

Esta cadela foi agredida por uma foice por ter entrado no quintal de um vizinho. O animal ficou bastante ferido e precisou ir ao veterinário levar pontos






Nenhum comentário:

Postar um comentário