terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Assunto bom pra cachorro!


Bichos são tudo de bom!!!
Já declarei aqui meu amor aos cães? Não?

Sou severamente apaixonada por bichos! Quer dizer, por cachorros...não sou muito chegada a gatos. Não consigo ver pássaros engaiolados e me angustia ver peixinhos dentro de aquários. Sou tão medrosa, que nunca tive coragem de pegar num hamster, apesar de achá-lo fofinho! Sorte a minha, que meus filhos não são limitados como eu. Amam todos os bichos que veem pela frente. (Valeu, Paulinho!)

A minha família vai aumentar e....não, não estou grávida! Resolvi ceder aos apelos do marido e da filha, que pediu de aniversário um Golden Retriever e uma gaiola cheia de hamsters fofinhos!

Criar um bicho, qualquer que seja ele, exige planejamento. É como ter um filho, ou seja, exige-se responsabilidade. E a consciência de que vc estará levando pra casa um ser vivo, que necessitará de cuidados dos mais básicos aos mais complexos (aos nossos olhos) e que passará por várias fases diferentes na vida. Assim como nós.

Na infância, estará com um pique de energia total, e provavelmente poderá destruir objetos espalhados pela casa, devido a troca de dentição. Na adolescência, esse bichinho poderá se impor, para demarcar ou estabelecer seu território e o membro da família que o comandará. Na fase adulta, ele mostrará qualidades apreendidas ao longo da vida, já na velhice, os cuidados deverão ser redobrados: alimentação especial, acompanhamento médico periódico, suplementos alimentares e exercícios. Nesta fase, seu amiguinho não estará na sua melhor forma física. A família deverá preparar-se e aceitar sua condição de idoso!

Tenho notado um certo radicalismo no debate entre adotar x comprar um bichinho de estimação. Não sou contra adotar, muito pelo contrário. Defendo a ideia, inclusive! Só não podemos esquecer, que a grande causa para o enorme número de cães abandonados mundo afora é justamente a inadequação do temperamento do cachorro ao estilo de vida de seu dono, sem falar que levam para casa um bichinho que prometeram não crescer e este se torna um cachorro de grande porte. E quem compra, quer se resguardar e se assegurar de algumas peculiaridades inerentes a cada raça.

Vejo como um enorme problema o modismo com relação a determinadas raças, isso faz com que "cachorreiros" - pessoas que ganham dinheiro com a venda de filhotes - comecem a expor os cães a uma reprodução irresponsável, visando tão-somente o lucro, deixando de lado os cuidados necessários para a recuperação da cadela e o bom desenvolvimento dos filhotes. É um mercado cruel, pois a cadela não tem seu período de resguardo respeitado, por sucessivas gestações e os filhotes não mamam como deveriam.

Pesquise muito, muito bem a raça antes de levar o seu amiguinho pra casa. Levando em conta não só a aparência, o tamanho, a pelagem, mas o temperamento, grau de agressividade, territorialismo, necessidade de espaço, manutenção de pelos e propensão a doenças.

No meu caso, nessa minha fase da vida, vai ser impossível criar um Golden e já mostrei para minha filha o porquê (por ser enorme e demandar um tempo gigante). E, felizmente, ela entendeu. Prometi pesquisar sobre hamsters e pensar na ideia dela com carinho!

Vou exemplificar o que estou dizendo, citando algumas raças e suas peculiaridades. (desculpem os amantes de gatos, mas só manjo de cachorros. Não me processem!)

Lhasa Apso - Esse é o campeão no pedido das crianças, por causa de sua aparência fofinha!
É um cão de companhia, para ser criado preferencialmente dentro de casa. Profundamente quieto, calmo, pode passar horas e horas deitado perto de seu dono. É muito higiênico, nunca suja o lugar onde come ou dorme e aprende com facilidade o lugar "certo". Sua pelagem exige cuidados constantes para evitar sujeira, uma boa escovação diária e uma tosa periódica.
É um cão carinhoso, dócil, mas de temperamento muito independente. Prefere se isolar a se meter em brincadeiras com crianças (nesse caso, sugere-se o shi-tzu que é mais chameguento), embora tenha um caráter alegre e cheio de segurança. Tende a ser territorialista e é muito reservado com estranhos.

Golden Retriever - Lindo, lindo e lindo!!! (suspirando)
Alegre, ágil, forte, de movimentos leves, expressão mansa e caráter dócil (e apaixonante!). Essas características resumem os principais traços deste belíssimo (e apaixonante!) cão de caça, que adora aprender e está sempre pronto para o trabalho. É muito inteligente e obediente. (e apaixonante!)
Os filhotes são alegres, brincalhões e muito ativos (ops!). Necessitam de caminhadas diárias. Ficam sempre por perto e adoram correr e brincar com seus donos. São companheirões de crianças, por serem amáveis e pacientes. (e tremendamente apaixonantes!)
O pelo deve ser escovado de 3 a 4 vezes por semana e os banhos quinzenais, a partir do segundo mês de vida. Pode medir de 56 a 61cm (machos) ou 51 a 56 cm (fêmeas) e pesar de 25 a 27kg. Um bem humorado artigo, citando 13 razões para ter um Golden.(vale a leitura!)

Boxer - Apesar da aparência agressiva e sua cara de mal, é um cão extremamente dócil pois tem uma natureza naturalmente extrovertida.
Tem uma devoção à família extraordinária e um instito de proteção excepcional. Suaafeição por crianças é mundialmente conhecida e quem convive com um, não custa a constatar sua boa índole. Não costuma ser agressivo nem mesmo com estranhos. Observa sempre antes de latir. Esse cara só falta falar...tem uma expressão corporal de dar inveja a atores globais. (oi?) E baba pra caramba!!!
Brinca pulando e dando soquinhos com as patas. (sou louca por esse também. Adoro cachorros protetores!)




Basset Hound - Quem não se encanta com essas orelhonas e essa cara de pidão melancólica? Me diz. É um cão cheio de qualidades, mas se vc pretende deixar esse bonitão sozinho....repense! Ele não suporta a solidão. Late e uiva sem parar atéee alguém chegar em casa. E quando eu falo sem parar, é sem parar mesmo. Mas caso haja sempre alguém para ter com ele, vai fundo!
Por ser possuidor de grande paciência e incrível faro, esse cão era utilizado nas caçadas. (ou seja, ele cheira tudo e adora cavar buraquinhos fofos no seu quintal/jardim/sofá...)
Apesar dessa carinha tristinha, ele é um cão alegre, ativo quando jovem e amável e paciente com as crianças. Extremamente paciente, diga-se de passagem. Excelente companheiro e tem um temperamento bem equilibrado.
Suas orelhas merecem cuidado especial: precisam ser limpas uma vez por semana, para evitar infecções por sujeira acumulada. Necessita de um controle ferrenho com a alimentação, pois tem tendência à obesidade. E seu pelo precisa ser escovado, no mínimo duas vezes por semana.

Schnauzer - Esse é um dos au-aus do meu coração. E o futuro membro de nossa família.
Possuí inúmeras qualidades (não tô puxando a sardinha pro meu lado não, juro!): é forte, vigilante, muito robusto, rude, dinâmico, fiel e INTELIGENTÍSSIMO. É apto tanto para a guarda, como para companhia. (era o que eu queria). Tem grande disposição ao adestramento e tem uma grande resistência a doenças e a intempéries.
Diante do dono é muito atencioso, mas desconfiado com estranhos. Não faz amizades com facilidade e na ausência do dono é INCORRUPTÍVEL.
Ai, ai...amo essa raça! E a minha já tem nome, será: Frida Kahlo. =)


Maltês - tá aqui um cãozinho excelente pra quem mora em apartamento. Seu peso varia entre 1,8kg a 2,8kg. Bem pequeninho.
Sua pelagem longuíssima e super branca é um dos seus maiores atrativos!!! (na foto, ainda é bebê!)
Cãozinho inteligente, de caráter vivaz e super apegado ao dono. Se vc quiser um cão calmo para acompanhar seu ritmo, adquira um maltês. Se quiser um cãozinho agitado: maltês. Mas como assim? Eu explico: é que o temperamento desse fofo se molda ao estilo de vida de seu dono.


Campanha da Pedigree

SRD - Sem raça definida - afetuosos, brincalhões, super resistentes a doenças, dóceis e muito, muito inteligentes. Aprendem tudo com a maior facilidade, pois o que mais querem e desejam é o amor de seus donos. E pode crer, que esses sabem retribuir com muita lealdade o amor que lhes oferecem. Porque adotar é tudo de bom!









Poderia passar horas falando de cães. Poderia citar várias outras raças, mas procurei me ater somente àquelas mais indicadas para crianças. Ainda assim, faltou citar tantas outras...

Considerações finais:

  • Assim como não se educa criança com palmadas e gritos, também não se educa cachorro com esses métodos. Na internet, existem milhares de sites que ajudarão nesse processo. E o da recompensa, é sempre o melhor deles! Invista um pouquinho de tempo e paciência e poderá desfrutar da amizade deles, da melhor maneira possível. Um artigo bacana, do Alexandre Rossi, aqui.

  • Procurem nunca comprar cachorros/gatos e outros bichinhos em feiras livres. Não vamos alimentar esse mercado "cachorreiro"!

  • Se sua opção, for um cachorro de raça, procure bons criadores, que tenham um bom plantel e sejam éticos na hora de vender um cachorro.

  • Pets também tem cáries e precisam de cuidados dentários. Não deem doces aos seus bichinos. O que não faz bem a gente, também não faz a eles. Uma boa opção de petisco é a cenoura. Alivia a coceira na gengiva quando são pequenos e deixam o pelo lindo, lindo!

  • Leiam esse artigo, do Alexandre Rossi, sobre cães para adoção. Aliás, leiam todas as dicas que esse cara dá. Sou super fã e recomendo!!! Até o nome do site é lindo: Cão cidadão.

E bichos, de raça ou sem, merecem ser tratados com todo nosso carinho, amor e, sobretudo RESPEITO.

É isso, pipou.
Alguém aí, tem bichinhos de estimação? Alguma experiência pra dividir com a gente? Hein? Hein?
Espero que tenham gostado desse assunto canino. Eu amooooo. =)
Ah! as imagens foram retiradas da net e peguei algumas informações no Guia de Raças e no Saúde Animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário