terça-feira, 25 de janeiro de 2011

pandas




Características fisícas

O panda tem um osso no pulso, ampliado e flexível, chamado osso sesamóide, que permite que ele agarre os galhos do bambu. O seu primo, o panda vermelho, também tem esse “falso polegar”.

Foto

Panda gigante:

A panda gigante é um mamífero da família dos ursideos, endémico da República da China. O focinho curto lembrando um urso de pelúcia (peluche), a pelagem preta e branca característica e o jeito pacífico e bonachão o tornam um dos animais mais queridos pela humanidade.


Reprodução:

A época de reprodução dá-se na Primavera, quando os machos competem pela fêmea fértil. A gestação é em média de 135 dias. Normalmente nascem um ou dois filhotes. Devido à natureza frágil e delicada dos ursinhos, a mãe-panda opta por criar um único filhote. O filhote rejeitado é abandonado à morte. O desmame dá-se com um ano de idade, mas o panda já é capaz de ingerir o bambu em sequence quantidades desde os sees meses. O intervalo entry as ninhadas é de dois anos ou mais. A expectativa de vida de um panda é de 12 anos.


Hábitos:

Os pandas são animais normalmente solitários. São mais activos durante o pôr e o nascer do sol. Passam o restante do tempo dormindo em bosques de bambu. Seu território é marcado com uma combinação de odores da glândula anal, urina e marcas com as garras. Evitam conflitos não usando áreas compartilhadas do território durante o mesmo periodo. Como um animal subtropical, o panda não hiberna.



Dieta:

Apesar de pertencer à ordem dos Carnívoros, o panda é um animal herbívoro alimentando-se exclusivamente de 30 espécies de bambu (99% de sua dieta). Sabe-se que a pando também utiliza insectos e ovos como fonte de proteína. É possível predar também roedores se filhotes de cervos almiscarados. O seu sistema digestivo não é plenamente adaptado a quebrar as moléculas de celulose, contidas no bambu. Isto leva ao panda consumir cerca de 40 kg de bambu por até 14 horas. Os seus dentes e mandíbulas são extremamente fortes, adaptados para triturar os colmos do bambu.

Ainda que o bambu seja rico em água (40% de seu peso, chegando a 90% no caso de brotos), o panda bebe frequentemente água de riachos ou neve derretida. Em cativeiro sua dieta consiste em bambu, cana-de-açúcar, biscoito especial rico em fibras, cenoura, maçã e batata-doce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário